Anos 50 - Moda

  • 23:21
  • 22 outubro 2013
  • História 

    Os anos 50 ficaram conhecidos como “anos dourados” a época em que a moda esbanjava glamour. A moda dos anos 50 foi repleta de novidades, nessa época a moda era seduzida pelo romantismo e feminilidade, podemos dizer que as mulheres daquela época eram bastante vaidosas, elas utilizavam roupas bastante discretas e o sonho de grande parte delas eram se casar, ter filhos e ser uma ótima dona de casa. Estilistas como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Ninca Riccci e Christina Dior transformaram os anos 50 em uma época de muito glamour e sofisticação.

    O Brasil também fez parte da moda nos 50, pois foi nessa época que o país começou a confeccionar seus próprios tecidos e com isso a moda no Brasil tornou ainda mais glamourosa. Os anos dourados foram marcados pelas saias e vestidos rodados que aos poucos foram diminuindo o seu comprimento, chegando até um dedo após os joelhos.
    A história antigamente era bem diferente, se gastava metros e metros de tecidos para confeccionar vestidos e saias que iam até o tornozelo. A moda dos anos 50 era uma época em que a sofisticação e o luxo estavam começando a surgir, as mulheres eram totalmente vaidosas e cuidar da aparência era fundamental entre elas.

    Vestidos e Saias Marcantes e o uso de Acessórios

    Nesta década, a silhueta no lugar e bem marcada era predominante. Tanto os vestidos como as saias para se usar durante o dia possuíam o comprimento abaixo dos joelhos e normalmente tinha a cintura bem marcada e as saias volumosas e rodadas. Diferente dos vestidos de festa para se usar à noite, que eram longos e de muito bom gosto. Normalmente, os vestidos de festa daquela época eram tomara que caia e podiam ser complementados com casacos de pele luxuosos, colares de pérolas, jóias luxuosas e luvas.
    No dia a dia, o uso de chapéus era muito comum, geralmente eles tinham formatos pequenos bem semelhantes aos casquetes, mas algumas vezes os chapéus com modelagens amplas predominavam. Os chapéus eram acessórios muito simples naquela época, mas eram considerados itens de extrema elegância. Os penteados eram muito comum entre as mulheres, principalmente o rabo-de-cavalo como Brigitte Bardot e os cabelos com franjas para deixar as mulheres com um ar de menina. As tintas de cabelos e loções alisadoras e fixadoras também começaram a fazer parte da vida das mulheres.
    O que não poderia faltar jamais na moda dos anos 50 eram os sapatos de salto altos e luvas, sem esquecer, é claro, das jóias, a feminilidade dos lenços que eram amarrados ao pescoço, os penteados tradicionais daquela época, e claro a maquiagem.
    A maquiagem dos anos 50 tinha os olhos bastante destacados com muito delineador e rímel, os lábios eram quase sempre vermelhos, que era considerado o “queridinho” das mulheres nessa época, sem contar o pó de arroz que dava o toque especial de palidez na pele. Os dois grandes símbolos de beleza que marcaram os anos 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot.
    Nessa mesma época foram criadas as primeiras calças femininas, as mulheres mais jovens era as que mais gostavam da novidade, mas infelizmente as mulheres que usavam calças eram julgadas. As pessoas jugavam-as por achar que calça era somente roupa de homem, mas aos poucos o preconceito foi sendo deixado de lado e a calça feminina virou febre não só entre as mulheres, mas no mundo inteiro.
    Quanto aos biquínis, diferente do que estamos acostumados a ver hoje em dia, os biquínis daquela época eram bem grandes. Os pais e os maridos tinham bastante preconceito, principalmente porque não queriam que as suas filhas e  esposas mostrassem o corpo.

    Moda masculina dos anos 50

    Claro que a moda dos anos 50 não iria privilegiar somente as mulheres, os homens também foram incluídos nessa época. Um filme que fazia bastante sucesso no cinema daquela época era “Juventude Transviada” (1955), a partir daí os garotos queriam mostrar a sua rebeldia e atitude, passaram a usarjaquetas de couro e a clássica calça jeans, o que fazia com que o visual rebelde combinasse perfeitamente com as motocicletas. O que os homens mais gostavam de usar naquela época, eram as camisetas brancas e topetes enrolados, o penteado deixava os jovens dos anos 50 cheios de charmes, o que consequentemente fazia com que as garotas suspirarem por eles.

    Marcas e Estilistas

    Mas, não pense que a moda dos 50 ficou esquecida, alguns estilistas muitos famosos nos dias atuais continuam se inspirando na moda retro, principalmente na moda dos anos 50. As roupas inspiradas nessa época esbanjam elegância e suavidade, grande parte das roupas lembram o estilo boneca e o romantismo. Podemos dizer que a moda dos anos 50 ou anos dourados é uma moda que nunca mais vai sair do cenário fashion.
    Para saber mais sobre a moda dos 50, um filme que mostra e relata perfeitamente a época é “Nos tempos da brilhantina”. Você vai encontrar muitos vestidos e saias rodadas com o comprimento batendo no meio da batata da perna, cinturas marcadas, rabo-de-cavalo, meias soquetes e sapatos de boneca.
    Além disso, na década de 50 algumas empresas ganharam um forte destaque, como é o caso da empresa Revlon, Helene Rubinstein, Estée Lauder, entre muitas outras. Nessa época, dois tipos de beleza faziam muito sucesso, confira quais são eles.
    O primeiro tipo de beleza era marcado pela ingenuidade e pela elegância. Grace Kelly e Audrey Hepburn eram ótimos exemplos de mulheres que possuem esse tipo de característica. Já o outro tinha como principal característica a sensualidade e o charme, encarnado pelas atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner.
    E para finalizar, não podemos esquecer-nos de Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que foram ícones da sensualidade na década de 50 e serviram de inspirações para diversas grifes do mercado, aliás, esses dois símbolos de sensualidade ainda servem de inspiração para muitos estilistas e marcas de grifes famosas.



      

         


    Veja Também:

    Comentário(s)
    0 Comentário(s)

    Tecnologia do Blogger.