Tipos de Pin-Ups

  • 13:16
  • 02 abril 2017

  • Já falamos aqui sobre O que é Pin-Up e também a diferença entre Pin-Up Clássica e Pin-Up Moderna. Porém, dentro do conceito "pin-up moderna" existem muitas outras vertentes que definem outros tipos e estilos de pin-up onde as diferenças podem ser identificadas principalmente nas roupas. Cada uma têm suas características, com traços possíveis de identificar.

    Veremos alguns tipos de pin-up abaixo:

    Cheesecake - Sim, o nome é uma comparação entre as mulheres com a famosa sobremesa, fazendo uma alusão àquelas que são extremamente bonitas. Essa é a famosa pin-up provocativa e nada vulgar. São meigas, doces, delicadas, românticas e ingênuas. No guarda-roupa é possível encontrar roupas mais vivas, coloridas e divertidas. A maioria das obras do Gil Elvgren contemplam mais o lado cheesecake.
    Burlesca - As pin-ups burlescas geralmente são artistas, atrizes ou dançarinas que utilizam sua sensualidade para realizarem um trabalho provocativo. As pin-ups burlescas não são tão inocentes quanto as cheesecakes, mas também não são strippers, jamais as compare com uma. No estilo, usam roupas mais sóbrias com uma pegada mais clássica, são adeptas a lingeries e corsets sensuais com rendas.
    Classic Hollywood - Foi aqui que o termo pin-up passou a ser mais disseminado, já que o cinema americano passou a ser expandido para outros países, inspirando mulheres de diversos lugares e propagando a ideia da sensualidade. As pin-ups clássicas são muito charmosas e elegantes e apesar das atrizes hollywoodianas serem consideradas as pin-ups clássicas, atualmente, muitas garotas se inspiram  nelas para compor o visual.
    Rockabilly - As garotas que se vestem nesse estilo, também têm preferência por esse ritmo musical. Topete ou franja, como a da Bettie Page, dão charme ao cabelo, que também podem ser enfeitados com bandanas ou flores. Saias e calças de cintura alta, muitas vezes com barra acima do joelho e cintos largos, compõe o visual rockabilly. Geralmente, as meninas que preferem seguir esse estilo têm tatuagens old school como âncoras, cerejas e andorinhas, por exemplo. Olho de gatinha e batom vermelho são essenciais.
    Psychobilly - O psychobilly é parecido com o rockabilly, porém mais pesado e sobrecarregado. Na maquiagem o delineador é usado com o traço mais grosso e a sombra também é mais escura. Nos cabelos, também é possível encontrar topete, porém, bem maiores e geralmente possuem mechas coloridas, muitas vezes usadas na franja.
    Tiki - As tikis são as garotas que preferem o visual mais havaiano, com aquela pegada praiana e tropical. É o conhecido estilo Honolulu ou hula-hula. Roupas coloridas, floridas e chamativas e flores no cabelo, são os traços marcantes desse estilo.
    Dark -  O preto é a cor base do estilo, também usam muitos vestidos com corset, gostam de sapatos boneca ou coturnos. Elas misturam a delicadeza das clássicas com o fetichismo das góticas. A famosa bruxa do cinema Elvira é um exemplo de pin-up dark.
    Plus Size - Quem acha que o estilo pin-up é coisa de menina magra está enganado. As garotas plus size mostram que é possível sim ser elegante e feminina sendo mais cheinha. Usam roupas que valorizam as curvas e capricham na maquiagem e no cabelo.
    Black Pin-Up - O mesmo acontece com as garotas negras. Quem acha que para ser considerada pin-up é preciso ter a pele clara muito se engana. A característica diferencial da Black Pin-Up já está no seu próprio tom de pele que é  valorizado pelo estilo vintage ou retrô.
    Western - Já deu para perceber que esse é um estilo amplo e que quebra muitos esteriótipos. As Westerns mostram que não é preciso ser urbana para ter um estilo pin-up. Quem gosta da vida no campo, pode optar por botas, cintos, chapéus, couro, xadrez. Lembra as cowgirls com aquele lado mais faroeste e country.
    Navy ou Sailor - Sim, essas são as nossas queridas pin-ups náuticas ou marinheiras que também fazem sucesso. Para aderir a esse estilo, basta usar roupas que lembram os uniformes e as cores da marinha, como azul e branco e investir também em detalhes vermelhos. Além de complementar com elementos desse universo como âncoras, timãos, listras e estrelas.
    Orientais - Pois é, esse é um estilo sem preconceitos. Agora considerando uma questão geográfica, quem disse que as meninas de olhos puxados não podem aderir ao estilo?
    Zombie - Sabemos que ninguém vai sair vestida de zumbi por aí, mas o estilo inspira muitas ilustrações e é uma ótima referência para quem quer fazer ensaios fotográficos ou sair do clichê de festas à fantasia.
    Pin-Up Army or Aviator - Assim com o estilo navy lembra o visual de marinheiros, a aviator inspira-se na aeronáutica e exército. Esse é um estilo mais difícil de compor no dia a dia, mas roupas que lembram  o visual mais militar como coturnos e roupas mais esverdeadas fazem parte desse estilo.

    Já deu para perceber que esse é um universo bem amplo, além dos tipos de pin-ups já citados acima, as mesmas inspiraram a criação de novas, entre elas: as baseadas em mitologia, ficção científica e até mesmo personagens disney. Muitas ilustrações surgem diariamente e também podem ser inspiradas nas clássicas Betty Boop e Jessica Rabbit.

    http://www.menteflutuante.com.br

    Veja Também:

    Comentário(s)
    0 Comentário(s)

    Tecnologia do Blogger.